Conecte-se Conosco



ALIMENTOS FUNCIONAIS E ANTIOXIDANTES

OS ALIADOS DO CORPO

Açaí, Açafrão da Terra ou (Cúrcuma), Acerola, Amaranto, Azeitonas, Beterraba Desidratada, Cacau, Canela, Chia, Inulina, Maçã, Quinoa, Tomate, Fibras Alimentares Solúveis e Insolúveis, Gorduras Monosaturadas e Poliinsaturadas, Ácidos Graxos Poliinsaturados, Aminoácidos Essenciais.
Estes alimentos acima, fazem parte do GRUPO de ALIMENTOS FUNCIONAIS, que colorem os pratos, melhoram o organismo e agem contra a Obesidade e o Diabetes.
Comidas prontas, congeladas, enlatadas e das redes de fast food, estão cada vez mais presentes nos hábitos alimentares de muitos brasileiros. O resultado disto? Uma epidemia de obesidade que afeta milhares de pessoas, inclusive crianças e junto com esta má alimentação, vem os prejuízos para a saúde, desde o aparecimento de: Diabetes, Alto Colesterol até Câncer de diversos tipos.
Porém uma forma de acabar com todos estes males, é começar a consumir os chamados ALIMENTOS FUNCIONAIS, que são aqueles que têm propriedades benéficas para o funcionamento do corpo, e são capazes de tratar ou prevenir doenças.
Uma dieta rica, nestes alimentos, não somente estimula o bom desempenho do aparelho digestivo, como também auxilia a emagrecer de forma rápida e saudável.

FUNÇÃO IMUNOLÓGICA
Os alimentos funcionais são importantes porque, são ricos em fitoquímicos e dentre os principais, estão os bioflavonoides, os carotenoides, os polifenois e a clorofila, compostos naturais das plantas e responsáveis pela cor, amadurecimento e pela ação sua ação antioxidante. Estas substâncias são absorvidas no sistema digestivo, caem na circulação sanguínea e beneficiam todas as células e órgãos.
Assim o sistema imunológico fica pronto para atuar contra agressões ao organismo. Elas ajudam também a aliviar sintomas como cansaço e a tensão pré-menstrual.
Contra a TPM recomenda-se a ingestão de carboidratos complexos (integrais), pois melhoram a oscilação de humor e depressão. O consumo ideal (segundo Tamara Mazaracki) médica ortomolecular, é que sejam consumidos diariamente, num revezamento diversificado, pois cada um é rico em determinado composto bioativo, com ações diversas no organismo e o conjunto deles é mais importante no organismo, do que um alimento isolado e variar é imprescindível, pois a diversidade de alimentos que os possuem é imensa, por isto a dica que fica é sempre colorir o prato, diz ela.
Os alimentos funcionais podem ser divididos em cinco grupos: ARROXEADOS, AMARELOS, VERDES, VERMELHOS e BRANCOS, confira abaixo as fontes onde encontraremos os principais alimentos funcionais de cada um.

GRUPO VERMELHO
Fontes onde serão encontrados: Tomate, Pimentão Vermelho, Melancia, Goiaba Vermelha, Acerola, Morango, Goji Berry e Maçã Vermelha.
O pigmento que dá a cor é o LICOPENO, um carotenoide com ação antioxidante e anticancerígena que previne o envelhecimento precoce, o câncer de próstata e o de mama, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e do aparelho cardiovascular.
GRUPO ROXO
Fontes onde serão encontrados: Açaí, Ameixa Preta, Amora, Azeitona Preta, Beterraba, Berinjela, Cebola Roxa, Cereja, Figo, Nectarina, Lichia, Rabanete, Repolho Roxo, Romã, Uva Vermelha.
O pigmento que dá a cor são as ANTOCIANINAS e o RESVERATROL, flavonoides com ação antioxidante e imunoestimulante. São excelentes para o sistema circulatório, reduzem o colesterol, previnem problemas cardíacos, inibem a formação de coágulos sanguíneos e combatem o câncer.

GRUPO AMARELO/LARANJA
Fontes onde serão encontrados: Abacaxi, Carambola, Abóbora, Batata-Doce, Batata-Baroa, Cenoura, Damasco, Goiaba Branca, Laranja, Manga, Mamão, Melão, Milho, Pimentão Amarelo, Pêssego, Pera, Tangerina.
Os pigmentos que dão a cor contém ALFA e BETACAROTENO, carotenoides com ação antioxidante e imunoestimulante.
São excelentes para o bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório, ajudando na prevenção de gripes e resfriados, câncer e deixam os vasos sanguíneos elásticos. Também estão presentes as LUTEÍNAS e ZEAXANTINAS, carotenoides com ação na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções, cataratas e até mesmo cegueira, antioxidantes contra a degeneração macular, ocasionada pelos raios UV.

GRUPO VERDE
Fontes onde serão encontrados: Acelga, Alecrim, Brócolis, Couve, Couve-de-Bruxelas, Chuchu, Chá Verde, Espinafre, Pimentão Verde, Pepino, Orégano, Repolho, e demais folhas usadas em saladas.
Os pigmentos que dão a cor verde são o SULFORANATO e ISOTIOCIANATO, dois compostos que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas ativadoras da imunidade e ajudam na prevenção de câncer de próstata, mama, pulmões, e bexiga.

GRUPO BRANCO
Fontes onde serão encontrados: Aipim, Alho, Alho-Poró, Atemoia, Aspargo, Banana, Batata-Baroa-Branca, Cará, Cebola, Cogumelo, Couve-Flor, Endívia, Graviola, Inhame, Mangostin, Nabo, Pera e Pinha.
Os pigmentos do grupo branco, contém flavonoides que ajudam a reduzir o colesterol, reduzir a pressão arterial, e combater os efeitos das infecções.
Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação sanguínea.


Os maiores BENEFÍCIOS de acordo ainda com a médica Tamara Mazaraki, são que os alimentos funcionais tem efeitos fisiológicos, além do seu valor nutricional, e reduzem o risco do aparecimento de doenças crônicas, pois, contém compostos bioativos que atuam positivamente no organismo, influenciando no equilíbrio corporal e na manutenção da saúde, permitindo assim que a reserva orgânica de antioxidantes, seja suficiente para combater os RADICAIS LIVRES, os responsáveis pela oxidação celular e que leva ao aparecimento de processos degenerativos e doenças crônicas. Os alimentos funcionais colaboram para a saúde dos olhos, ossos, articulações, coração, vasos sanguíneos, aumentam o vigor e o nível de energia. “Quando existe uma doença como o diabetes ou colesterol alto por exemplo, o alimento adequado, pode ajudar a reverter o quadro patológico. Uma dieta equilibrada, hábitos de vida saudáveis, rica em alimentos frescos, integrais, orgânicos e funcionais, permite que o organismo, entre em um processo de desintoxicação e eliminação de toxinas acumuladas, por abuso alimentar. Nós somos o que comemos, portanto assim, uma alimentação balanceada, certamente trará grandes benefícios, tanto imediatos quanto à longo prazo.” Entretanto, complementa ela também: “Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és. Não deixe outros sabotarem suas escolhas e seu estilo de vida.”



Gostou desse material? Deixe a sua opinião em nosso formulário de contato


Contato

Conheça nosso produto que detém uma ação bactericida e antioxidante

Cúrcuma

Ficou alguma dúvida sobre este material?

Entre em contato conosco através do nosso formulário de contato



As perguntas mais frequentes podem ser visualizadas aqui mesmo em nosso site